segunda-feira, 20 de julho de 2009

JORNALISMO POR FORMAÇÃO

Ser jornalista não é ser dono da verdade como muitos pensam, é acima de tudo defensr dos direitos humanos e vida em sociedade...




Primeiramente quero expressar a grande revolta, que acredito atinjir a todos os estudantes de jornalismo como eu e graduados, onde na quarta-feira 17 de junho foi votado no Supremo Tribunal Federal a não obrigatoriedade do diploma para exercer a profissao de JORNALISTA, de fato não há necessidade de conhecimentos fundamentados na ciência para exercer a profissão, com tudo, a mesma exige um mínimo de conhecimento adquirido durante o curso para entendimento da sociedade em um âmbito sociocultural, que não se aprende no dia-a-dia, muito menos em um ensino médio.

No STF o relator Gilmar Mendes declarou "Em se tratando de jornalismo, atividade umbilicalmente ligada às liberdades de expressão e de informação, o Estado não está legitimado a estabelecer condicionamentos e restrições quanto ao acesso à profissão e respectivo exercício profissional", não se trata de liberdade de expressão, defender idéias é um direito de todos, mas veiculá-las torna-se uma tarefa mais delicado a partir do momento em que a sociedade estará intimamente ligada ao acontecimento, muitos acreditarão fielmente no que foi dito, e o dever do jornalista é sempre relatar a notícia com total veracidade, imparcialidade em um pensamento linear e ético.

O Ministro Marco Aurélio de Mello foi o único dos nove ministros a acreditar que é necessário o diploma para exercer a profissao de jornalismo, segndo ele, o jornalista deve ter uma formação básica que viabilize a atividade profissional que repercute na vida dos cidadãos. Precisamos pensar na qualidade da informação, nao basta apenas ter dom, é necessario saber fazer.



O PENSAMENTO QUE NAO SAI DA MINHA CABEÇA EM RELAÇÃO A ISSO TUDO:


CERTOS POLITICOS, QUE COM TODO O RESPEITO E COMO FOI MENCIONADO ACIMA LIBERDADE DE EXPRESSÃO QUE É DADA A MIM POR DIREITO, TÊM O "RABO PRESO", OU SEJA, NÃO RESPEITAM AS LEIS COMO DEVERIAM, PODERÃO ASSIM SUBORNAR, COMPRAR OS JORNALISTAS NÃO FORMADOS, A PARTIR DO PRESSUPOSTO DE QUE ELES NÃO POSSUEM UM DEVER ÉTICO A CUMPRIR, ASSIM COMPRADO NOTÍCIAS QUE OS TORNEM OS "MOCINHOS" DE TODA A HISTÓRIA E OS JORNALISTAS OS "LOBOS MAUS", ALÉM DE TENTAR RETIRAR TODA A CREDIBILIDADE E O PRESTIGIO QUE OS PROFISSIONAIS LUTARAM PARA CONSEGUIR.


Talvez seja necessária uma greve jornalística, para que seja observada a importância da profissão para a sociedade, o jornalista com formação so tem a acrescentar para todos, e a exigência do diploma o meio mais competitivo.


Imaginem um dia sem noticiários televisivos, jornais impressos, no rádio ou na internet... estaríamos progredindo ou regredindo???

Um comentário:

  1. Carliiiiiiiiiiiiiiinhos, ta lindooo seu blog!! Como vc msm diz, o DETALHE faz parte de mim! =)
    Doolo vc.... bjoooos***

    ResponderExcluir